demonstrações financeiras
Aluno:
Nº 1203055
Nome: Jackson Sebastião
Prof.: Ana Teixeira
Pedro Pardal
Setubal, 18 de Fevereiro de 2013
A Contabilidade como processo de recolha, análise, registo e interpretação de tudo o que afeta a riqueza das unidades económicas é, sem dúvida, um dos mais poderosos suportes de informação para a gestão. A contabilidade é uma atividade que proporciona informação, geralmente quantitativa, para tomada de decisões, planeamento, controlo das fontes e operações, avaliações do desempenho e relato financeiro a investidores, credores, autoridades reguladores e ao público em geral (Stackeholders). O apuramento e acompanhamento dos resultados constituem pois uma absoluta necessidade dentro das organizações, pois permitem uma correta e objetiva implantação de medidas corretivas, que visam um melhor desempenho das unidades. Nesta área operou-se uma mudança gradativa e de simples elemento de recolha de dados passou a instrumento base de gestão.
Numa economia globalizada os gestores das empresas necessitam pois, cada vez mais, de informações para poderem administrar e tomar decisões acerca de seu negócio; e para melhor o fazeremutilizam-se das demonstrações financeiras.
O objetivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar informação fiável acerca da posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa de uma determinada entidade, que seja útil a uma vasta gama de utentes nas repetivas tomadas de decisões económicas, permitindo, simultaneamente, mostrar os resultados da gestão por parte dos gerentes dos recursos que lhes foram confiados e colocados à disposição. Um conjunto completo de demonstrações financeiras inclui, balanço, demonstração de resultados, demonstração das contas de capitais próprios, demonstração dos fluxos de caixa e políticas contabilísticas e notas explicativas.(COSTA e ALVÉS 2001) Neste pequeno artigo apresentar_se-à o