Relatório
Introdução:
Os carboidratos são compostos orgânicos formados por unidades denominadas sacarídeos. São classificados em: monossacarídeos (glicose, frutose e sacarose), dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e polissacarídeos (amido, dextrina, glicogênio e celulose).
Açúcar é o termo empregado para designar os carboidratos mais simples, incluindo os monossacarídeos e os dissacarídeos. O açúcar empregado na alimentação é a sacarose, dissacarídeo formado por glicose e frutose, encontrado principalmente na cana-de-açúcar e beterraba, mas também presentes em frutas, vegetais e no mel.
A glicose (dextrose) cristalizada é obtida pela hidrólise do amido de milho. É menos doce e menos solúvel em água.
Além do milho, outro cereal utilizado para a obtenção de açúcar é a cevada. Pela germinação natural da cevada, é produzida a maltose, que é então processada, obtendo-se o extrato do malte. A lactose é o principal açúcar encontrado no leite. É menos solúvel do que os outros açúcares e de sabaor menos doce do que a glicose.
O açúcar é fonte de energia, devido ao seu elevado percentual de carboidratos. Os alimentos açucarados mais conhecidos são: açúcares propriamente ditos, mel, xaropes, caldas, caramelos, balas e bombons, açúcares mais feculentos (pães, doces, biscoitos, bolachas, bolos, etc).
Os edulcorantes são substâncias naturais (extraídas de vegetais frutas) ou artificiais, não necessariamente açúcares, que possuem capacidade adoçante superior à sacarose. Os edulcorantes, cuja matéria-prima são os edulcorantes, em geral, não são absorvidos pelo organismo, ou contêm valor calórico muito reduzido, por isso fazem parte de dietas de redução de peso. Podem ser classificados como nutritivos ou não (PHILIPI, 2006).
Objetivo:
Avaliar as diferenças entre as massas de pizza que foram feitas com fermento biológico e com fermento químico.
Metodologia:
a) Massa número 1:
O experimento 1 foi a pizza que utilizou o