Relatório
THAYSE TOLEDO MOREIRA
RELATÓRIO – O DRAMA DOS QUE CONVIVEM COM ESSE MAL
Relatório entregue no dia 20 de setembro, para obtenção de mérito na disciplina de Produção Acadêmica II do 2º período do Curso de Fisioterapia da Faculdade Dom Bosco.
Profª: Beatriz Koppe
CURITIBA
2012
1. RELATÓRIO: O drama dos que convivem com esse mal
1.1 INTRODUÇÃO
Este relatório trata sobre o drama trazido junto ao mal de Alzheimer. Compara-se o cotidiano do doente e de seus cuidadores, apresentando em especial à conduta e as consequências que esses cuidadores e os familiares levam consigo dia após dia. Tem como propósito manter a saúde de quem convive com um portador de Alzheimer e minimizar os efeitos desse mal no doente.
Partindo da Análise do filme “Longe Dela – Sarah Polley”, do artigo “Proposta Fisioterapêutica para os cuidados de Portadores da Doença de Alzheimer - Marília Agua de Melo, Patrícia Driusso” e de entrevista com a família de um doente. A produção ocorreu durante o período de 30 dias, nas aulas de Produção Acadêmica II, ministradas pela Professora Beatriz Koppe na Faculdade Dom Bosco.
1.2 RELATO
1.2.1 Relato do filme
O filme “Longe Dela”, dirigido por Sarah Polley, conta o drama psicológico vivenciado por Fiona e seu marido Grant, quando ela passa a ser portadora de mal de Alzheimer, pela sua aparência próxima aos 50 anos de idade. O elenco ainda conta com a presença de muitos personagens, em especial Mirian e Aubrey, um casal que passa pela mesma situação e que, por conta da doença, acabam se envolvendo com Fiona e Grant em algumas cenas. O primeiro sintoma do mal de Alzheimer aparece em Fiona quando ela já não se lembra de onde colocar a frigideira. Seus pensamentos ficam confusos e ela mesma começa a perceber que está perdendo a razão. Ela sente um vazio dentro de si, mas ao mesmo tempo quer provar pra si mesma que lembra de muitas coisas. Mas a situação vai se agravando. Ela saiu para dar uma volta e fica perdida por não se