Relatório
ESQUEMA DE RAZÃO VARIÁVEL (VR).
RESUMO
Este relatório tem como principal objetivo fazer com que o sujeito: um rato macho da espécie Wistar, desempenhe características de contingencias temporais de reforçamento. O experimento foi realizado com o sujeito todo tempo dentro da caixa de condicionamento operante, também conhecida como Caixa de Skinner, utilizando-se dos controles da caixa de Skinner manual e automático. O sujeito foi monitorado pelas experimentadoras, durante 50 minutos, onde se encontrava privado á 24horas de água. O processo consistiu em somente reforçar o sujeito á razoes fixas de 2 minutos. Sendo que na primeira parte o animal pode obter a água durante o período que quiser, isto é, a contingencia ficará aberta até que o rato tomar a água 5 vezes. Já na segunda parte o mesmo terá apenas 2 minutos para obter a água, caso contrário será acumulativa, enquanto o sujeito não pressionar na quantidade correta, o reforçador não será liberado.
As respostas de pressão à barra foram anotadas com um traço ( / ), e para que ficasse mais fácil de realizar as anotações foram feitos registros marcando a resposta de Frequência, por exemplo,VR 5 VR 14 ......... percurso que o sujeito levou para obter a água. O exercício era considerado encerrado quando o sujeito entendesse que havia uma quantidade de respostas fixas estipulado para se obter a água. Assim o sujeito pressionou a barra na primeira parte do experimento 5 vezes e na segunda parte 120 vezes. Concluímos que o rato atingiu o objetivo do experimento ao relacionar que só receberia reforçador após as frequência variável de pressão a barra.
I. INTRODUÇÃO
Um dos temas mais estudados em Psicologia é a aprendizagem, principalmente pelo fato da maior parte do comportamento humano ser aprendido. Além disso, sabe-se atualmente que todas as formas organizadas de vida animal aprendem o que garante o aperfeiçoamento das experiências e o progresso