Economia Brasileira
A) Caráter inicial e geral da formação econômica do Brasil
1) A ocupação da zona temperada da America se deu por conta das lutas políticas-religiosas das transformações econômicas sofrida na Inglaterra no século XVI que modificou profundamente o equilíbrio interno do pais e a distribuição de sua população, esta é deslocada em massa dos campos (de cultivados se transformam em pastagens para carneiros cuja lã iria abastecer a industria têxtil inglesa e também devido pela similaridade doas condições naturais com a Europa.
2) Quanto à ocupação da America tropical, as pessoas não tinham o direito de escolher. Não será uma simples feitora comercial que vimos irrealizável na America. Mas, conservará, no entanto, um acentuado caráter mercantil. O trabalho recrutado entre raças inferiores que dominam indígenas ou negros africanos importados. A colonização nos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitora porem com o mesmo caráter, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comercio Europeu.
3) Zona temperada constituirão colônias de povoamento, escoadouro para excessos demográficos da Europa e perseguidos religiosos. Era um novo tipo de colonização que tomará um caráter inteiramente apartado dos objetivos comerciais até então dominantes neste gênero de empresas. Enquanto que zona tropical America se constituía colônias de exploração, com o único objetivo que era exploração de recursos naturais para comercio europeu com o fornecimento de açúcar, tabaco, alguns outros gêneros mais tarde, ouro e diamante, depois o algodão e em seguida o café.
4) A sociedade da zona temperada era semelhante ao modelo e origem europeu. Enquanto que a sociedade das colônias America tropical inteiramente original voltada para os interesses fora do pais.
5) Quando a colônia passou a ser preocupar com o consumo interno.
B) Economia internacional
1) Um circuito tinha por