Relatório
NOTA
PADRONIZAÇÃO (formatação)
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
SOLUÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
AVALIAÇÃO FINAL
PONTE DE WHEATSTONE
RESUMO
Será trabalhado o conceito de Ponte de Wheastone no qual confronta-se os valores resolvidos algebricamente com os valores encontrados nas medições com o multímetro.
Palavras-Chave: Ponte de Wheatstone, potenciômetro.
1 - INTRODUÇÃO Com o objetivo principal de verificar experimentalmente a Ponte de Wheatstone, foi ela montada e resolvida algebricamente, através de um circuito elétrico de corrente contínua, com resistores em série e em paralelo, com auxílio de um potenciômetro num photo board. Após a montagem do circuito, foram efetuadas as medições de corrente elétrica e tensões nos resistores e no potenciômetro, a fim de comparar com os dados calculados.
2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Ponte de Wheatstone
A ponte de Wheatstone é um esquema de montagem de elementos elétricos que permite a medição do valor de uma resistência elétrica desconhecida. Foi desenvolvido por Samuel Hunter Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com a montagem, tendo-o descrito dez anos mais tarde.
O circuito é composto por uma fonte de tensão, um Voltímetro e uma rede de quatro resistores, sendo três destes conhecidos e ajustáveis. Para determinar a resistência do resistor desconhecido os outros três são ajustados e balanceados até que a corrente elétrica medida no galvanômetro ou potenciômetro, seja nula.
A ponte de Wheatstone consiste basicamente de dois circuitos em paralelo através dos quais se divide uma corrente. Esses circuitos são formados por quatro resistores, montados de modo a formar um quadrilátero. Três dos quais são conhecidos e o quarto desconhecido.
O cálculo de uma resistência desconhecida é expresso pela seguinte expressão (1): (1)
Onde:
R (1 até n) são as resistências;
2.2 Lei de Ohm
Em 1826, George Simon