Relatório
RELATÓRIO DE PALESTRA
Tema: “Conexões entre questões: agrária, racial, gênero, classe e ambiental”.
Palestrante(s): Prof. Edson Cardoso (USP) Mediação: Adriana Fernandes (MST)
Palestra realizada no Auditório do prédio UAC da Faculdade UnB Planaltina.
O professor Edson Cardoso (USP), defendeu em uma de suas teses que ‘’não se pode falar do futuro sem se lembrar do passado, dos povos antigos”. A mentalidade histórica faz com que as pessoas não se assumam a cor, e ou etnia. O país quer esquecer o passado, o trabalho escravo e escrever o futuro sem ao menos lembrar que o mesmo foi constituído a base de exploração. É correto afirmar que nós nos beneficiamos do sacrifício de negros e índios e hoje, muitos se sentem envergonhados de falar da sua origem.
Adriana Fernandes (MST) mencionou que: “a raça não existe, só existe a raça humana”.
Em um país tão diversificado como é nosso Brasil, é inadmissível que tantas pessoas sofram com a discriminação e preconceito, seja ele qual for. Apesar que, perante a lei todos somos iguais, muitos afirmam a constituição, mas não tem isotopia. Em destaque tambem, não é difícil de ver a diferença de respeito entre homem e mulher, e entre homem branco e homem negro, há uma elevada diferença entre os gêneros. Chega a ser duvidoso, mas a isonomia não dá conta da desigualdade.
Com base no que foi explicitamente comentado na palestra pelos ministrantes, o peso maior foi racismo, desigualdade e preconceito. Voltado para o meio ambiental é importante ressaltar tambem que, atualmente ainda existe o racismo ambiental. Ás injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre etnias e populações mais vulneráveis tenham elas ou não intenção claramente racista.
Contudo, no mundo em que vivemos, vivenciamos em qualquer circunstância o racismo, preconceito e desigualdade. Às vezes começa em casa e vai parar nas