Relatório – “Componentes de Microdrenagem”
Goiânia - GO
Novembro/2014
Relatório – “Componentes de Microdrenagem”
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Civil junto à Universidade– como atividade extra da disciplina HHA, ministrada pelo professor
Discente(s):
Goiânia - GO
Novembro/2014
Introdução
A urbanização e desenvolvimento das cidades elevaram a qualidade de vida da sociedade em muitos aspectos, porém trouxe também alguns problemas, principalmente em relação ao meio ambiente, mais especificamente, interferências no sistema de recursos hídricos. Tais problemas são mais acentuados nas grandes cidades, visto que a urbanização ocorre de uma forma mais intensa e desorganizada.
Com o aumento das superfícies urbanizadas, o que acarreta grande elevação no índice de impermeabilização do solo; a ausência ou ineficiência das tubulações implantadas; a desordenada ocupação de áreas sujeitas à inundação e de fundos de vale, onde em muitos casos os cursos d’água foram desconsiderados, existem vários problemas de drenagem.
Para minimizar tais problemas causados pela urbanização, são realizadas obras de Microdrenagem e Macrodrenagem. Neste relatório, abordaremos somente o primeiro.
Por definição Saneamento Básico é um serviço público que compreende os sistemas de abastecimento d'água, de esgotos sanitários, de drenagem de águas pluviais e de coleta de lixo. Estes são os serviços essenciais que, se regularmente bem executados, elevarão o nível de saúde da população beneficiada, gerando maior expectativa de vida e consequentemente, maior produtividade.
Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com suas dimensões, em sistemas de microdrenagem, também denominados de sistemas iniciais de drenagem, e de macrodrenagem .
A microdrenagem inclui a coleta e afastamento das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, fazendo ainda parte