Relatório VLANs
FACULDADES NORDESTE - FANOR
CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA
VLANs
LEONARDO SANTIAGO GARCIA
142010600
Professor: Silvio Amarante
Fortaleza, 09 de março de 2015
1. RESUMO
Este relatório apresentará a resolução de uma lista de exercício da disciplina de Laboratório de Redes. São no total 3 questões como foco principal a criação de redes VLANs. Detalharei abaixo todo o processo feito para criação dessas VLANs e mostrarei os desenhos das topologias criadas.
1
2. INTRODUÇÃO
Para iniciarmos esse relatório sobre VLAN, temos primeiro que entender o é, para que serve, quais as vantagens e desvantagens de usar VLANs.
Segundo [1], o termo VLAN (Virtual LAN) refere-se a criação de LAN”s virtuais em um mesmo equipamento ou pilha de equipamentos de rede. Podemos então resumir que redes VLANs, nada mais são que redes virtuais que “funcionam” em um mesmo equipamento. Elas podem ser divididas em:
VLAN Estáticas: Estas são baseadas em portas, ou seja, você diz que qualquer dispositivo que se conecte a uma determinada porta do swicth pertence a uma determinada VLAN. Este relatório mostrará o funcionamento de uma rede estática.
VLAN Dinâmicas: Estas são baseadas em endereços MAC. O administrador da rede, deve previamente cadastrar os endereços MAC das estações e associar os mesmos a suas respectivas VLANs. Com isso, quando o usuário plugar seu micro na rede, independente da porta, ele será alocado para a VLAN correta.
A principal vantagem de uma VLAN é impedir que equipamentos de VLAN diferentes se comuniquem diretamente. Com isso aparece outra vantagem, a redução de broadcast. Também temos a que citar a questão da segurança, pois em um cenário empresarial poderíamos isolar o setor financeiro em uma VLAN dos demais setores.
Como desvantagem, conforme citado por [2], como interconectar as redes que foram separadas pelas VLANs? Neste caso é necessário um roteador (ou um switch com capacidade de roteamento, os chamados switchs L3). A