Montagem de infra-estrutura e criação de vlans usando switch cisco
Relatório de projeto para conclusão de Disciplina
Segurança de Sistemas
Docente: Claudio de Castro Monteiro Discentes: Helenilton Carvalho Roberto Marcos Derval Pereira Hussein Mohamad
Palmas – TO, 13 de novembro de 2012.
Montagem de Infra-Estruta de VLANs
1. Introdução Uma VLAN (Virtual Local Área Network ou Virtual LAN, em português, Rede Local Virtual) é uma rede local que agrupa um conjunto de máquinas de maneira lógica e não física. Tendo em vista a configuração das VLANs, geralmente usadas quando precisamos de ganho de desempenho, aumento de segurança, facilidade na administração, criação de grupos virtuais na rede, independência da topologia física, sendo que para isso é preciso ter no mínimo um switch. No projeto desenvolvido no laboratório LAB05 do IFTO sob orientação do professor Claudio de Castro Monteiro foi utilizado dois switchs e quatro PCs, sendo dois PCs para a VLAN denominada VLAN2 e dois para VLAN denominada VLAN3.
2. Trabalhos Relacionados Para auxilio no desenvolvimento deste projeto utilizamos alguns trabalhos como fonte de pesquisas. Em [1], o autor apresenta uma sequência de comandos para configurações de acesso e implementação de serviços dos switchs. Por outro lado, em [2], o autor descreve como realizar as configurações, mas também detalha sobre as funções e benefícios de cada serviço oferecido pelos equipamentos. Em [3] o autor também exemplifica através de um breve passo a passo quais os procedimentos para implementar VLANs, enquanto que em [4] o autor apresenta alguns comandos de configurações de acesso e serviços de forma mais avançada.
3. Proposta Conforme cenário proposto abaixo (Figura 1) para criação das VLANs, com os switchs já pré-configurados com suas configurações básicas, incluindo nome, senha, e também endereço IP na VLAN1 (VLAN default), iniciamos a desenvolver nosso projeto fazendo conexão entre a porta console que deve está ligado ao computador que tenha