Relatório visita à Biblioteca Parque
Faculdade de Educação
Raquel Lopes Pires
RELATÓRIO SOBRE A VISITA A BIBLIOTECA PARQUE
RIO DE JANEIRO
2015
RESUMO:
O presente relatório tem como principal finalidade descrever a visita realizada à Biblioteca Parque Estadual, promovida a partir de informações obtidas nas aulas da disciplina Fundamentos da Linguagem e Educação. Partindo da descrição do local, o que fez com que os alunos tivessem a oportunidade de conhecer melhor sua organização e estrutura. E fazendo uma breve discussão sobre um dos trabalhos realizados e que acaba sendo de muita importância e contribuição para a sociedade.
Palavras-chave: Visita. Biblioteca. Trabalhos. Educação.
SUMÁRI
RESUMO 2
INTRODUÇÃO 4
Biblioteca: lugar para ler e mais o que? 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
No dia 20 de maio de 2015, fomos visitar a Biblioteca Parque Estadual, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro.
Foi criada em 15 de março de 1873 em proposta do presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Antônio Barroso Pereira, e inaugurada por Dom Pedro II em 2 de dezembro de 1874 no anexo do Arquivo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 1882, foi transferida para o Palácio da Prefeitura, na Praça da República, no entorno do Campo de Santana. Em 1891, mudou de nome para Biblioteca Municipal do Distrito Federal após a Proclamação da República. Em 1943, mudou-se para a recém-inaugurada Avenida Presidente Vargas, no número 1261, seu último e atual endereço. Fechou para obras em outubro de 2008, dentro do projeto de modernização, qualificação e informatização das bibliotecas do Estado e foi reinaugurada em 29 de março de 2014 como Biblioteca Parque Estadual1.
A Biblioteca Parque Estadual foi criada para oferecer um acervo de 90 mil livros de ficção e não ficção, livros de arte, quadrinhos, biblioteca infantil, 20 mil filmes. Em seus atuais 15 mil m², a biblioteca promove também experiências únicas com