Relatório Visita técnica ETE arrudas
Escola de Engenharia
Departamento de engenharia SANITÁRIA E AMBIENTAL
Sistemas de Esgotamento Sanitário e Pluvial
Visita técnica a ETE - Arrudas
Professor: Cláudio
Aluno: Felix Horacio Muñoz Muñiz Junior
N° de matrícula: 2009014574
Belo Horizonte, 23 de janeiro de 2013
No dia 15 de janeiro de 2013 foi feita uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Arrudas. Nas ETE’s, o tratamento é baseado nos fenômenos biológicos que ocorrem naturalmente nos cursos de água e permite o descarte do efluente obedecendo todos os parâmetros exigidos pela legislação brasileira, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo com as propostas de gestão ambientalmente responsável e a sua sustentabilidade do empreendimento. Logo ao entrar na ETE foi visto o tratamento preliminar feito no esgoto. Este primeiro tratamento é encapsulado devido à presença de moradores na região. O encapsulamento evita o mau odor nos entornos do local, o que já foi questionado por habitantes da região tempos atrás. Segue abaixo um esquema ilustrativo de como ocorre o tratamento de esgoto em uma ETE:
Na ETE-Arrudas, estão em construção novos tanques de aeração para poder suprir a demanda do rio, já que esses tanques não foram dimensionados para final de plano. Já os decantadores foram dimensionados para final de plano, no entanto, atendem a demanda necessária.
No local destinado a pesquisas pela UFMG, vimos um reator UASB em ferrocimento que faz um tratamento anaeróbio do esgoto previamente tratado.
Também pudemos entender o funcionamento do filtro biológico percolados aberto, lagoas de polimento, filtros grosseiro de pedra e vimos o tratamento anaeróbio no sistema compacto UASB/FBP cilíndrico. Segue abaixo fotografia de parte da ETE-Arrudas: