Corpom saúde e mídia
408 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOCENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA DA SAÚDE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
TATIANE CARACAS
MAPA CONCEITUAL
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. A problemática da relação com o saber, p. 35-46.
São Luís
2013
TATIANE CARACAS
MAPA CONCEITUAL: “A PROBLEMÁTICA DA RELAÇÃO COM O SABER”
Atividade requerida pelo professor da disciplina de Didática I. Professor: Samuel Castellanos
São Luís
2013
Página 35
“[...] A expressão “relação com o saber” apareceu, assim, pela primeira vez entre os psicanalistas ( nos anos 1960) e pela segunda vez entre os sociólogos da educação de inspiração crítica (nos anos 1970). Muito rapidamente, ela foi retomada pela didática, já que Giordan a utilizou desde 1977-78 para falar da atitude de possuidores que os educadores e os alunos podem ter perante o saber.” Charlot (2005).
Página 37
“[...] o desejo não pode levar ao gozo senão através de um objeto e, nesse sentido, todo desejo é “desejo de”; mas é o gozo que é visado, e não o objeto que permite que ele aconteça. [...]” Charlot (2005).
Página 39
“[...] a ideia de reduzir a desigualdade social na escola através de uma “pedagogia explícta” esbarra na necessidade de transformar as próprias relações sociais para que torne possível uma escola que pratique uma pedagogia explícita.[...]” Charlot (2005).
Página 40
“[...] não se pode contar apenas com uma análise da sociedade em termos de posições sociais, é preciso analisar também as atividades que os indivíduos desenvolvem nela para conquistar, para manter, para “transmitir” essas posições e é preciso considerar também outras perspectivas do que simplesmente a de sua posição