membrana plasmatico
Função - separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substâncias da célula.
Visualização - Não é visível através do M.O., pode ser observada com o uso do M.E.
Composição química da membrana plasmática: lipídios proteínas hidratos de carbono
Composição química das membranas intracelulares: Lipídios
Proteínas
Modêlo do Mosaico Fluido
Lipídios das membranas : Moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma extremidade hidrofóbica.As membranas das células animais possuem, fosfolipídeos, glicolipídeos e colesterol.
Nas moléculas da camada dupla de lipídeos suas cadeias hidrofóbicas ficam voltadas para o interior da membrana, enquanto as extremidades hidrofílicas ficam voltadas para o meio extracelular e para o citoplasma que e são meio aquosos. Resumindo: A membrana é constituída por uma camada hidrofóbica média e duas camadas hidrofílicas, uma interna e uma externa, todas contendo lipídios e proteínas.
Proteínas da membrana :
1 -Integrais ou intrínsecas – estão firmemente associadas aos lipídeos.
Setenta por cento das proteínas são Integrais.
2 - Proteínas periféricas ou extrínsecas- podem ser isoladas facilmente, livres de lipídeos, pelo emprego de soluções salinas.
Glicocálice
Região rica em hidratos de carbono ligados a proteínas ou a lipídeos contínua com a superfície externa da membrana plasmática. Funções do glicocálice : Absorção