relatório vasos comunicantes
CCE 0478 turma
Engenharia Mecânica
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula: 201301029076
mmaxss@hotmail.com
Professor: Frederico; Física experimental II
resumo
O objetivo deste experimento é mostrar em prática a teoria dos vasos comunicantes, de forma que dois ou mais recipientes que estejam interligados, o líquido permanecerá na mesma altura em todos os recipientes.
1.INTRODUÇÃO
Neste experimento foi estudado a altura que o líquido permanece após o equilíbrio, independente da forma e volume do recipiente, experimento que foi criado pelo físico Stevin no séc. XVI, isso ocorre porque a pressão exercida pelo líquido depende apenas da altura. Neste experimento observaremos a teoria através do tubo em forma de " U ".
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O experimento foi realizado através de um aparato de vasos comunicantes em forma de " U " com uma leve inclinação do lado esquerdo, possuindo um tubo central de menor diâmetro, com abertura em todos os três tubos, preso a um tripé universal da marca Cidepe.
1° medição
Com o aparato de vasos comunicantes nivelado através de um nível de bolha apoiado sobre a régua, podemos perceber que o líquido presente nos tubos possuíam a mesma altura, levando a comprovar o conceito de Stevin.
2° medição
Após dar uma inclinação no aparato de vasos comunicantes, e fazendo uma nova medição com o nível de bolha, percebemos que mesmo assim a superfície do líquido permanece nivelada em todos os três tubos presentes no aparato.
3. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Nivelamento do aparato através do nível de bolha apoiado sobre a régua, mostrando a altura da superfície do líquido.
Após o aparato ser submetido a uma inclinação, o líquido ainda permanece nivelado nos