trabalho
1 Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a inclusão do portador de deficiência física no ambiente profissional, utilizando pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo em uma organização denominada Z, que esta se preparando para implantar um programa de inclusão de portador de deficiência física em seu contexto organizacional. Basearemos nossa discussão nos resultados obtidos na pesquisa de campo, com referencia em pesquisa bibliográfica. Nossa tese é que para estabelecer uma base sólida para inclusão do portador de deficiência física no ambiente organizacional é necessário investir em mudança cultural envolvendo a sensibilização dos funcionários para receber o portador de deficiência física, bem como na sensibilização do mesmo para sua inclusão neste ambiente. Desta forma é primordial investir em mudança cultural e comportamental.
Palavras-chave: Inclusão. portador de deficiência física. ambiente organizacional. mudança cultural. mudança comportamental.
2 Introdução
Os assuntos relacionados às pessoas portadoras de deficiência experimentaram avanços significativos em todo o mundo. Podemos considerar, também, que o último quarto do século recém-findo foi marcado pelas mais importantes conquistas já alcançadas por um grupo social. Cabe destacar a articulação de um movimento internacional pela unificação de
Políticas Públicas Inclusivas para pessoas portadoras de deficiência.
“Essa nova abordagem temática da deficiência no mundo contemporâneo nos permite antever que trilhamos o melhor caminho para a construção de uma verdadeira sociedade fundada na diversidade.” Clemente (2002)
Podemos observar no conteúdo desse artigo, que evoluímos de um atendimento, no passado, entendido sob o prisma da “proteção social” do Estado, para uma atenção fundamentada nos direitos da pessoa, na promoção da cidadania e no respeito às expectativas próprias de cada