Relatório Transmissores de Alta Pressão
TRANSMISSORES DE ALTA PRESSÃO
Lauro de Freitas
2014
INTRODUÇÃO
Por meio do vídeo assistido em sala de aula, identificamos a aplicação e funcionamento de transmissores de alta pressão.
Esses transmissores geralmente são utilizados em indústrias de Açúcar e etanol, papel e celulose, bebida e alimentos, mineração e siderurgia, química e petroquímica, dentre outras.
Os transmissores são utilizados para medirem:
Pressão manométrica, absoluta, diferencial e de alta pressão estática;
Medições de nível, volume, massa, vazão.
Eles apresentam modelos variados para funções específicas:
MODELOS
LD 1.0: Transmissor de pressão econômico capacitivo
LD290: Este modelo leve elimina a necessidade da braçadeira de montagem e do suporte em muitas aplicações.
LD300: Como possui alta exatidão, estabilidade rangeabilidade, é o transmissor mais utilizado no país em todos os seguimentos industriais. Indica pressão, vazão e nível.
LD400: é formada por transmissores inteligentes de pressão diferencial, absoluta ou manométrica assim como modelos para aplicações de nível ou sanitárias. Está disponível no protocolo HART.
FUNCIONAMENTO
O Funcionamento desses sensores é por meio de uma célula capacitiva (parte mecânica) e uma parte eletrônica
A célula capacitiva está situada na parte mecânica do dispositivo. Quando estimulados, os diafragmas movem o fluido de enchimento variando a capacitância dos lados de baixa e alta pressão. Os capacitores fazem parte de um circuito oscilador que gera impulsos digitais e são enviados diretamente a um chip eletrônico o qual faz os cálculos e converte as informações para serem apresentadas no visor de LCD.
CONCLUSÃO
Por meio de análise do vídeo apresentado, podemos concluir que um sistema mecânico relativamente simples de medição de pressão empregado com a tecnologia atual,