Relatório titulação
APLICAÇÕES DA VOLUMETRIA ÁCIDO BASE
DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE
Acadêmicos: Crislaine Jung; Marlon Gauna; Débora Antonio.
Dourados – MS
2011
1- INTRODUÇÃO
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
A solução padrão é preparada mediante a pesagem de massa exata de uma substância- padrão, denominada de padrão primário, e sua diluição, como solvente, num balão volumétrico de volume conhecido exatamente. Uma solução para ser considerada solução-padrão deve possuir as seguintes características: * Estabilidade; * O composto não pode ser deliquescente, florescente ou higroscópico; * O composto não pode sofrer mudanças químicas ao ser aquecido (para poder seca-lo); * O composto deve ser facilmente pesável; * Ambos compostos e suas soluções devem ser estáveis no ar e em solução; * O composto deve ser obtido numa pureza de 95,5%, ou maior; * O composto deve ser facilmente solúvel em água, ácidos comuns, ou bases; * O composto deve ser encontrado no comércio; * Deve ter um preço razoável; * O composto deve possuir um alto peso molecular para permitir uma pesagem mais exata; * O padrão primário deve possuir a menor toxidade possível.
O titulado é uma solução de concentração desconhecida, mas de volume rigorosamente medido que se coloca dentro do Erlenmeyer. Titulante é uma solução de concentração rigorosamente conhecida que se coloca na bureta.
O ponto de equivalência é a altura da titulação em que a relação entre o número de moles do titulante adicionadas e o número de moles do titulado é a prevista pela estequiometria da