Relatório Teste de Chamas
Relatório de Aula Prática
Guanambi – BA, 11 de Setembro de 2014.
Disciplina: Química
Professora: Geane Pereira de Oliveira
Curso: Licenciatura em Química
Semestre: 2014.1
Turma: 1ºAQ
Alunos: Isabella Lopes Ferreira Magalhães
Ismaia Santos Barros
Jean Porto
Prática 01.: Teste de Chamas
Prática 02.: Reatividade de Metais
Guanambi – BA, 11 de Setembro de 2014.
Introdução
Prática: Teste de Chamas
O Teste de Chama é um procedimento utilizado no ambiente da
Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento em uso. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar possíveis resíduos.
O teste se baseia na teoria de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em
forma
de calor),
alguns elétrons da
última camada
de
valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o estado de excitação.
Quando
um
desses
elétrons
excitados
retorna
ao estado
fundamental, ocorre a liberação da energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível e o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
Segundo os postulados do modelo de Bohr, o elétron move-se em órbitas circulares em torno do núcleo do átomo; a energia total de um elétron
(potencial + cinética) não pode apresentar