RELATÓRIO SUBESTAÇÃO
FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA
ELITON BEMME
SUBESTAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO E ABAIXADORA DE TENSÃO
CAMPO GRANDE – MS
19 DE AGOSTO DE 2014
INTRODUÇÃO
Atendendo a solicitação do Professor Flavio Guilherme de Melo Lima, da disciplina Transmissão de Energia Elétrica, apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante visita as subestações do Alto Cine, e Faculdade de Computação (FACOM), na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
A subestação do Alto Cine recebe a energia entregue pela Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (ENERSUL), a 13.800 volts, e neste local é feita a distribuição que supre o teatro Glauce Rocha, Morenão, Biblioteca, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG), FACOM e o próprio Alto Cine.
A subestação da FACOM, recebe energia da subestação anterior, e nesta é realizada uma derivação onde uma parte é distribuída e transmitida para a FAENG, e a outra parte é levada até os transformadores que alimentaram as dependências da FACOM.
OBJETIVOS
O objetivo da visita foi observar a forma como é montada e o modo de funcionamento de uma subestação, com detalhamento de peça por peça, nome e função e normalização.
Também teve como objetivo entender na prática, teoria vista em sala de aula a respeito de análise de circuitos, medidas elétricas e transmissão de energia elétrica.
DESENVOLVIMENTO
O fornecimento de energia elétrica pela concessionaria local (ENERSUL) para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) se da por meio de um sistema trifásico (fases ABC), transmitido em média tensão, ou seja, 13.8KV através de condutores de alumínio sem isolamento com “alma” de aço. O sistema é aéreo com seis metros de altura destinado a reduzir a intensidade do campo eletromagnético que atua sobre quem transita próximo a rede, sustentado por postes de concreto com malha de