relatorio subestaçao
Uma subestação (SE) pode ser definida como um conjunto de equipamentos de manobra ou transformação de energia elétrica.
Este relatório vai informar os equipamentos necessários para a construção de uma subestação e o seu funcionamento.
Dizer a importância de cada equipamento tem na construção dela, o material no qual é fabricado, o seu princípio de funcionamento e a aplicação em cada etapa da construção.
2. EQUIPAMENTOS DE UMA SUBESTAÇÃO
Isoladores
Isoladores elétricos são equipamentos que tem a finalidade de isolar eletricamente os condutores entre si e a terra e são responsáveis pela sustentação e a fixação dos cabos e fios elétricos.
Esse equipamento é feito de porcelana vitrificada e vidro temperado, devido as suas propriedades mecânicas e elétricas, preços reduzidos das matérias-primas, fabricação simples e sua elevada rigidez dielétrica.
O isolador é o elemento mais vulnerável na rede elétrica. Por causa disso, as concessionárias de energia elétrica investem na conscientização da população no intuito de coibir as ações de vandalismo que danificam o isolador e que acaba provocando interrupção do fornecimento de energia elétrica e alto custo de manutenção.
Um fator importante são as inspeções e lavagens periódicas dos isoladores que são usados em ambientes sob poluição industrial que tem o objetivo de minimizar as interrupções provocadas pela passagem de corrente elétrica pelo isolador devido a sujeira.
Chave fusível
A chave fusível é utilizada para a proteção de equipamentos e ramais das redes de distribuição de energia elétrica. Ela foi desenvolvida para interromper correntes de alta intensidade.
Como o próprio nome diz, é um elemento fusível que integra e é o principal responsável pelas características básicas do seu funcionamento. A chave fusível poderá ser utilizada a operar em condições de defeito e neste caso é essencial que o equipamento opere rapidamente em caso de