Relatorio Jaguaré
Técnico de sistemas eletroeletrônicos de transportes sobre trilhos
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA REALIZADA NA SUBESTAÇÃO JAGUARÉ DA CPTM
Leonardo Rodrigues 10
São Paulo
2013
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
“Eng° JAMES C. STEWART”
Técnico de sistemas eletroeletrônicos de transportes sobre trilhos
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA REALIZADA NA SUBESTAÇÃO JAGUARÉ DA CPTM
Leonardo Rodrigues 10
São Paulo
2013
Sumário
1. APRESENTAÇÃO
Relatório de visita técnica realizada no dia 19 de Novembro de 2013, no período da tarde na subestação Jaguaré, na linha 9 - Esmeralda da Companhia Paulista de Trens metropolitanos, com o intuito de conhecermos as instalações físicas que compõem uma subestação rebaixadora e retificadora com instrução e acompanhamento do professor Robinson Tomageski e do funcionário Roberto da CPTM.
2. INTRODUÇÃO
A energia elétrica chega até os trens por meio de um terceiro trilho no caso do METRO, e na CPTM por meio de pantógrafos que captam a energia da rede aérea. A energização da via aérea é extremamente importante para o funcionamento do sistema ferroviário, e para que esta energia possa ser distribuída ao longo da linha é imprescindível que existam subestações. As subestações desenvolvem um papel crucial de rebaixamento e retificação da tensão, e é este ambiente físico que transformação da energia que terá seu funcionamento melhor detalhado neste relatório técnico.
3. DESENVOLVIMENTO
A linha 9 da CPTM possui 3 subestações ( Morumbi, Jaguaré e Cidade Dutra) tendo em vista a construção de mais duas subestações para melhor dimensionamento da linha Esmeralda, que percorre cerca de 31,8 km ao longo de quase toda a extensão da Marginal Pinheiros.
As subestações possuem um papel importante na ferrovia pois não há disponibilidade no mercado de tensão igual a 3KVcc e 6,6KVca, logo, estas funcionam como rebaixadoras e