relatório sobre o filme O contador de histórias
Instituto de Ciência da Sociedade e Desenvolvimento Regional
Curso de Psicologia – 2º período
Docente: Bruna Brito
Discente:Danieli de Souza Magalhães
Campos dos Goytacazes
2014
Relatório sobre o filme "O contador de histórias"
O contador de histórias é um filme que relata a vida de Roberto Carlos Ramos. Que mais pra frente se tornara um grande contador de histórias. O filme começa em Belo Horizonte, onde Roberto Carlos( que tinha 6 anos) morava com sua mãe e mais nove irmãos. A família dele era uma família muito pobre e ao ver uma propaganda da FEBEM na televisão em que dizia que todas as crianças que fossem para lá teriam um bom futuro. Saindo formados como médicos, engenheiros ou advogados. Ela acredita e decide o levar. Porém, só tinha dinheiro para um filho e, como ele era o mais novo, acreditou que ele teria chances melhores.
Chegando na FEBEM, ele é separado de sua mãe, para que ela possa fazer sua matrícula, e então, ela é obrigada a ir embora sem se despedir, podendo apenas fazer visitas uma vez por mês.
Lá ele aprende a viver sobre regras. No começo a adaptação foi complicada, porém, ele foi aprendendo a como ter atenção e carinho ali dentro. Só que, ao fazer 7 anos, ele é mudado de instituição. Ele e um grupo são transferidos devido a idade para o local dos meninos mais velhos.
Lá, devido a muitas agressões, ele vai ficando mais frio, deixa a mãe de lado, começa a xingar, se envolve com drogas e pequenos delitos. E sempre que pode, ele foge. Neste momento a pedagoga Margherit Duvas resolve adotá-lo para terminar sua pesquisa. E então ela o da atenção e carinho, faz o papel de mãe para o garoto. E ao terminar sua pesquisa, eles vão embora para França. E Roberto Carlos só retorna depois de grande, formado para ser professor na FEBEM e reencontrar sua mãe. O conceito de infância surgiu na modernidade, é algo cultural. A criança sempre existiu, porém, não a noção de