Relatório sobre a água SAMAE
Instituição: Universidade Regional de Blumenau - FURB
Disciplina: Saúde Bucal e Coletiva I
Curso: Odontologia
Relatório de visita ao museu da água (SAMAE)
História
A primeira ação no sentido de tratar água para consumo humano, em Blumenau, ocorreu na primeira década do século XX, a água era captada no mato, onde hoje se situa o Parque São Francisco, no centro da cidade.
A primeira tentativa de se implantar um sistema de abastecimento de água no município ocorreu em 1919, quando a Superintendência Municipal emitiu uma resolução concedendo por trinta anos os direitos para exploração dos serviços de abastecimento de água e rede de esgotos. A proposta, contudo, não prosperou, em decorrência de divergências entre as lideranças comunitárias.
No final dos anos 30 Blumenau era uma cidade pequena, com população de 15 mil pessoas, e não contava com abastecimento de água. Este serviço passou a existir a partir de 1943, quando entrou em operação a primeira estação de tratamento de água – a ETA I, no Morro da Boa Vista – e uma rede de distribuição com então 43 quilômetros.
Aquela estação, que por muito anos foi conhecida simplesmente como “Caixa d´Água”, é, desde 1º de Setembro de 1999, o Museu da Água. Seu acervo, constituído por peças, equipamentos, fotos, procura exibir uma abordagem da água não só como líquido essencial para a existência da vida, mas suas diversas aplicações, como força motriz, por exemplo, que ajudou a impulsionar a então colônia de Blumenau.
A Autarquia municipal conta hoje com 284 servidores (dezembro/ 2013). Opera 4 estações de tratamento de água (ETAs). Atualmente a rede de distribuição de água ultrapassa 1,5 milhão de metros de extensão. O sistema possui 07 grandes reservatórios, sendo sua capacidade de reservação superior a 22 milhões de litros de água, abastecendo 98% da população blumenauense, através de 94.427 ligações
Etapas de