Relatório sobre transtornos alimentares
Este relatório tem como objetivo discorrer sobre o trabalho realizado com jovens e adolescentes que sofrem com transtornos alimentares. O relatório está articulado à prática com a fundamentação teórica.
O tema em questão são os Transtornos Alimentares, focado nos jovens e adolescentes. A decisão da escolha desse tema foi baseada nas experiências de vida da equipe que realizou a pesquisa de campo.
A compreensão sobre o que são transtornos alimentares foi de início algo fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa. Buscada em artigos e livros, foi percebido o consenso de boa parte dos autores quanto à definição. Transtornos alimentares são patologias que se encaixam em condições clínicas graves estando associados a uma alta taxa de morbidade e mortalidade.
A pesquisa referida foi realizada com estagiários de psicologia, nutrição e psiquiatria. Acompanhados, também, da psicóloga e coordenadora do CETRATA – Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares no Hospital Universitário Walter Cantídio. Este localizado no bairro Rodolfo Teófilo, Fortaleza- CE.
A partir disso serão discorrido, no desenvolvimento, informações obtidas nessa pesquisa somada aos conceitos teóricos levantados por alguns autores.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 História e Estrutura do Hospital Universitário Walter Cantídio
A história do “Walter Cantídio” está relacionada, diretamente, com a história da Faculdade de Medicina no Ceará.
No ano de 1952, iniciou-se a construção da 1ª unidade do Hospital das Clínicas destinada a área de medicina interna e doenças infecto-contagiosas. Essa unidade foi considerada o embrião do atual Hospital Universitário.
Nos anos de 1954 a 1956, após ser integrada à Universidade do Ceará, a Faculdade de Medicina desenvolveu obras de ampliação do Hospital Universitário. Em junho de 1957 houve a transferência da Faculdade para o Hospital.
Em 1959 foi inaugurado oficialmente o Hospital das Clínicas com a presença do Presidente da