Relatório sobre Palestra
Introdução
No dia 19 de Maio de 2014, no auditório do prédio de Engenharia de Minas e Mineração do CEFET-MG campus Araxá, nós alunos do curso de Mineração, tivemos uma palestra com a Geóloga Lucia Castanheira de Moraes, convidada pelo professor Thales Padro, cujo objetivo era nos apresentar: “A importância da pesquisa básica em Geologia para a Mineração.”
Desenvolvimento
Lucia nos apresentou vários temas em sua palestra e também nos mostrou a importância do curso de Geologia, que segundo ela é um curso muito bom, mas, porém muito caro, pois para ele ser bom, tem que acontecer muito investimento, nos campos de pesquisas, nos laboratórios, nas viagens e etc.
O primeiro tema apresentado em sua palestra foi: o Depósito de Cobre de Bom Jardim do Goiás sulfeto maciço vulcânico. Esse depósito era muito utilizado por pesquisas escolares, pois para chegar nele era muito difícil, devido as estradas então as empresas não quis explorá-lo. Em 1979, alunos da UNB pesquisaram neste depósito de rochas vulcânicas onde encontraram através de uma sondagem de 4 metros um depósito de Cobre. Com isto em 1985, Hildor José SEER, utilizou está área como sua tese de Mestrado, fazendo o mapeamento lito estrutural (dos tipos de rochas), onde definiu o Grupo Bom Jardim de Goiás, utilizado como área de pesquisa e conhecimento.
O segundo tema de sua palestra foi o Titânio e o fosfato na bacia sanfranciscana. Lucia nos contou que o grupo STR postou no Jornal Correio de Araxá a descoberta do titânio próximo à cidade de Araxá. Ela ficou muito surpresa, e resolveu pesquisar mais sobre isso. Então ela descobriu que esse titânio não era na verdade em Araxá mais sim em Patos de Minas, próximo a Araxá, eles falaram em Araxá para valorizar mais a cidade que já é muito conhecida nesse campo. Lucia então montou um projeto de pesquisa para pesquisar mais sobre isto, e descobriu que o clima antigamente era semiárido próximo a Patos, e que haviam grandes quantidades de rochas