Relatório sobre Ouro Preto
Nos dias 25 e 26 de setembro de 2013 nós alunos do terceiro ano do curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio, fomos a uma visita técnica a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A visita tinha como principal objetivo complementar sobre os conhecimentos nas áreas de história, geografia e filosofia.
A cidade ficou conhecida pela sua história e por ser a primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO, recebeu o nome de Ouro Preto, pois o ouro que foi encontrado no local estava grudado ao minério de ferro. A cidade apresenta um clima tropical de altitude, característico de regiões montanhosas, possui também muitas ladeiras, ruas estreitas onde o calçamento é de pedra, casas antigas e várias igrejas, isso não pode ser mudado, pois é uma cidade histórica, tendo que preservar as características antigas.
Assim que chegamos fomos recepcionados pelo guia que iria nos acompanhar durante todo o passeio. Começamos o trajeto pela Igreja de São Francisco de Paula que foi a ultima igreja construída durante o período colonial, na época da decadência do ouro. Após isso, fomos para a igreja Nossa Senhora do Pilar, que foi construída durante o ciclo do ouro, possuindo as características do barroco, foi uma das igrejas que ficaram mais conhecidas durante esse período.
Seguimos o passeio indo para a casa dos contos, um casarão enorme que foi construído para abrigar um único morador e os seus escravos, no local onde era a senzala havia uma exposição de vários objetos que eram utilizados pelos escravos, o que nos chamou atenção foi o chão, que era feito de pedras arredondadas bem espaçadas onde dormiam vários escravos muitas vezes machucados.
Logo após fomos conhecer o museu de mineralogia da UFOP, que foi o museu que nos chamou mais atenção, devido a grande variedade de setores que haviam no local e também pelo grande acervo de minerais. Nesse museu podemos aprender sobre o