Relatório de estágio
COMO ELABORAR UM RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O relatório é, em resumo, um recurso que se usa para descrever as atividades que foram executadas durante o período de estágio, devendo ser o mais objetivo possível, já que, se muito extenso, “desanima” o leitor, enquanto que muito resumido pode ficar sem as informações essenciais para seu entendimento. ___________________________________________________________________________________ Podemos dividir o relatório da seguinte maneira:
1) CAPA: deve-se colocar o nome, endereço para correspondência, telefone para contato, o curso e o ano de conclusão/formatura. 2) APRESENTAÇÃO: deve-se colocar o nome da concedente (empresa) e o local onde foram desenvolvidas as atividades. De preferência, usar “ARIAL” ou “TIMES NEW ROMAN”, fonte 12, espaçamento 1,5.
3) SUMÁRIO: índice, em forma de esquema, em relação ao plano do relatório. 4) OBJETIVOS: identificação da finalidade da apresentação do relatório (bem curto). 5) DESENVOLVIMENTO: núcleo do relatório com descrição das atividades desenvolvidas, relato dos fatos e pormenores, apresentação do resultado da discussão de dados.
6) CONCLUSÕES: registro das conclusões (deduções) obtidas após a realização do estágio, sendo, portanto, baseadas nos fatos apresentados no item “DESENVOLVIMENTO”.
7) SUGESTÕES: dirigidas ao IFMG Ouro Preto e/ou à Concedente (Empresa), podem ser relacionadas pelos alunos baseadas em observações feitas durante o estágio e/ou com base na necessidade de um melhor aproveitamento do estagiário pela empresa.
8) ASSINATURAS: do estagiário, do responsável pelo acompanhamento do estagiário na concedente (empresa) e do chefe da área da concedente (empresa), responsável pelo estágio.
9) ANEXOS: registro de outras informações, comprovadas por cópias, que não pertençam à
seqüência do
relatório. Por exemplo, gráficos, quadros