fisica
Disciplina: Física
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1Tubos de Raios Catódicos 4
2.2 Formações da imagem da TV em preto e branco 7
2.3 Formações da imagem da TV colorida 8
3. QUESTÕES 10
4.CONCLUSÃO 11
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta-se como componente de avaliação do segundo semestre de 2013 da disciplina de física, proposto para a turma 302. Nesse sentido, a partir dos temas propostos pelo professor, o trabalho possui o intuito de conhecer os tubos de raios catódicos, os seus componentes e o seu funcionamento. Também se procura estabelecer relações com os conteúdos e matérias vistos em sala de aula (eletromagnetismo). Serão apresentados nos tópicos a seguir: o que são os tubos, a sua estrutura interna, como funcionam e algumas equações relacionadas ao assunto.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1Tubos de Raios Catódicos O Tubo de raio catódico ou CRT é utilizado em aparelhos televisores para exibir suas imagens. Ele constitui-se de um tubo de vidro ou quartzo fechado, possuindo no seu interior um gás de baixa pressão e eletrodos nas suas extremidades (positivo ou ânodo e negativo ou cátodo). Esses terminais geram diferenças de potencial de milhares de volts, originando, assim, uma descarga elétrica através do gás que ali existe.
Figura 1 – CRT
Figura 2 – CRT
O cátodo, representado por C, é mantido aquecido. É dele que saem os elétrons – “raios” - o que foi possível a partir do potencial V¹. Os elétrons são acelerados desde o filamento C até a placa A (placa colimadora) pela diferença de potencial V² (originado dos eletrodos). Logo após passar pela placa colimadora, esses elétrons entram em uma região de campo elétrico E e de campo magnético B, perpendiculares entre si, seguindo ao anteparo fluorescente S, onde