relatório sobre magnetismo
Professor: José Santana Melo de Souza
Disciplina: Máquinas I
Alunos: Beatriz Andrade Serra Santana, Jonathan Xavier Pinto, Jamille Carneiro Trancoso, Henderson Vicente Ferreira e Matheus Bispo de Souza.
Cursando: 2° ano do Curso de Eletrotécnica – Matutino
E-mail do Aluno Líder: beatriz.muniz@live.com (Beatriz Andrade Serra Santana)
Pratica da I Unidade, de n° 1Realizada em 11/08/2014.
Tema: “Usar um imã e limalha de ferro para demonstrar as linhas de forças de atração do magnetismo exercido por este”.
CAMAÇARI BAHIA
2014
Objetivo aula prática número 1 da I Unidade realizada dia 11/08/2014.
Usar um imã para atrair a limalha de ferro, e assim demonstrar as linhas de forças do magnetismo exercido sobre metais ferromagnéticos.
Resumo teórico:
Magnetismo é a denominação dada ao fenômeno associada à atração ou repulsão observada entre determinados materiais. O principal material é a magnetita, em que se deu o nome de imã. Estes são formados por moléculas organizadas, que compõem dois polos que, pelo fato das linhas de força de atração, saem de um lado para o outro e nunca inversamente, foram denominados, polo norte e polo sul, respectivamente. Em torno deste ímã ou de um condutor percorrido por corrente elétrica, observam-se interações de origem magnética devida á existência de um campo magnético gerado por eles. O campo magnético pode ser visualizado pelas linhas de força magnética (figura1). Estas linhas são imaginárias, dispostas de tal forma que a força que atua sobre uma carga de prova positiva em qualquer ponto do espaço é tangente à linha naquele ponto, conforme a figura acima. Além disso, convenciona-se que são orientadas do polo norte para o polo sul.
Procedimento:
Inicialmente, seguramos a folha de papel a mantendo um pouco suspensa da bancada, e pelo fato de o imã ser redondo, espalhamos a limalha de ferro em cima da folha na forma circular