Magnetismo animal wiki
Magnetismo animal
Magnetismo animal, magnetismo curativo ou biomagnetismo [1][2] é a faculdade que o chamado magnetizador teria em transformar; o fluido cósmico universal em fluido magnético, e este por sua vez entrando nas nádis, vias energéticas do ser humano, em fluido vital. Fundamentado como doutrina, o mesmerismo com seu conjunto de aforismos criam as bases para práticas terapêuticas. Este se desenvolveu no final do século XVIII e teve seu período áureo até o fim do século XIX. Foi relatado como um dos primeiros movimentos em larga escala a trazer atenção para o desenvolvimento do mundo acadêmico ocidental para os fenômenos paranormais.[3][4] .
cado raiz, “respiração”), vem especificamente para identificar sua potencialidade como uma qualidade pertencente aos seres viventes[16] .
As línguas antigas não possuem um termo que tenha um sentido preciso para exprimir o que os magnetizadores entendiam por essas palavras, até o fim da Idade Média.
Quase todos os etimologistas estão de acordo em relacionar a origem raiz lexicográfica à magnes[16] .
Tem o magnetismo animal outras heteronomias como o magnetismo humano[17] , magnetismo curativo[18] magneO mesmerismo foi ainda organizado como doutrina e tismo pessoal[19] , magnetismo vital[nota 1] , medicina magdefendido pelo médico suábio, Franz Anton Mesmer[5] , nética[20] e o biomagnetismo[21] . inúmeras vezes acusado de charlatanismo[6][7][8][9][10] e outras tantas vezes denotado como sábio[11][12][13] . Foi afirmada uma ciência coadunante com a filosofia e a 2 Magnetismo Pré-Mesmérico religião,[14] buscando a melhor compreensão, não apenas do universo tangível, mas também do universo energético
2.1 Na Antiguidade e fluídico[15] .
1
Um papiro foi descoberto nas ruínas de Tebas no Egito descrevendo as seguintes palavras que expunham a préideia do mesmerismo:
Etimologia
Entre 2500 e 2700 anos antes de Cristo, já existia a[22] medicina oriental descrita como uma “sistematização” de tratamento catalogado como