Relatório situacional
Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO)
É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
Este relatório tem por finalidade mostrar a situação atual de estrutura física e tecnológica dos laboratórios de informática (PROINFO) das escolas da rede pública municipal e apontar prováveis soluções para garantir uma boa funcionalidade por parte dos professores e alunos.
Atualmente na rede municipal de ensino contamos com 20 laboratórios de informática distribuídos da seguinte forma:
* 2 TELECENTROS * 10 PROINFO’s URBANOS * 8 PROINFO’s RURAIS Durante os meses de abril e maio do ano de 2012, foram realizadas visitas aos laboratórios com o intuito de vistoriar as instalações, catalogar as máquinas e instruir aos professores responsáveis pelos laboratórios sobre as formas corretas de utilização e limpeza da sala. Foi verificada a fragilidade das escolas em relação ao uso desta tecnologia, principalmente por parte dos professores que não tem segurança para levar seus alunos a uma aula diferente, ainda tem na mente a visão que um laboratório de informática é para os alunos fazerem curso de computação e/ou tão somente navegar na internet, na questão da internet a fragilidade é muito maior, segue relação da situação dos pontos vistoriados nos laboratórios: INTERNET NET CABO (Gustavo): 1. E.M. João Cirino (Sinal muito fraco) 2. E.M. Maria Eugênia (Sinal muito fraco) 3. E.M. José Pereira de Sousa (Sinal muito fraco) 4. E.M. José de Moura (Sinal muito fraco) 5. E.M. Leonor de Castro Borges