Relatório Sistema Ósseo
Sistema ósseo
Introdução
O esqueleto humano tem como função principal proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio. Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, e o menor o estribo. Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens.
Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
Os ossos do corpo humano são classificados por forma, como os ossos longos, onde o comprimento predomina sobre a largura e a espessura, como o fêmur e o rádio; os ossos irregulares, que não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões, como as vértebras e por último ossos pneumáticos, irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades, por exemplo, a mandíbula, entre outros.
No interior dos ossos podemos encontrar a medula óssea, também conhecida como tutano, um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna e fabrica os elementos figurados do sangue, como hemácias, plaquetas etc. Há dois tipos presentes no osso: medula vermelha, capaz de produzir sangue, e medula amarela, responsável pelo armazenamento de gordura.
O sistema esquelético é formado por cabeça, tórax, coluna vertebral, membro superior e membro inferior. Nessas regiões do corpo estão localizados cerca de 206 ossos, num adulto, e cerca de 270 ossos num recém nascido. Experiência - ossos
Objetivo:
Identificar as características dos ossos.
Materiais e métodos:
Foi utilizado um osso de boi para o experimento. Observaram-se atentamente as estruturas ósseas presentes no laboratório.
Resultados:
Discussão:
Foi possível perceber a rigidez do osso devido à sua composição (sais minerais), muito fortalecido pelo depósito de sais de cálcio, deixando-o mais resistente e rígido.
A medula