Dissecação de peixe ósseo
DISSECAÇÃO DE PEIXE ÓSSEO
DISSECAÇÃO DE PEIXE ÓSSEO – CLASSE OSTEICHTYES
1) INTRODUÇÃO
A classe Osteichthyes é formada por peixes que possuem um esqueleto formado por ossos. Possuem uma pele com muitas glândulas produtoras de muco, com escamas de origem mesodérmica, nadadeiras, boca na posição terminal e com dentes, bolsas olfativas dorsais, olhos grandes e sem pálpebras, muitas vértebras, coração com duas câmaras, respiração branquial ou pulmonar, excreção feita por rins mesonéfricos que excretam amônia, ectotérmicos e dióicos com fecundação externa. Sendo suas funções vitais totalmente dependentes de água. É importante ressaltar que existem duas grandes subclasses dentro dos Osteichthyes: Actinopterygii (que são peixes ósseos com nadadeiras raiadas) e Sarcopterygii ( que são peixes ósseos com nadadeiras carnosas). Sendo que os actinopterígios possuem um grande valor econômico, pois são utilizados na alimentação humana e os sarcopterígios possuem importância evolutiva.
2) OBJETIVO Caracterizar e definir os principais órgãos externos e internos de um peixe ósseo, no caso desta prática, foi utilizado uma corvina (Micropogonias furnieri).
3) MATERIAIS
- Peixe ósseo: Corvina (Micropogonias furnieri);
- Bandeja de dissecação;
- Bisturi;
- Pinça;
-Tesoura;
- Luva de látex.
4) MÉTODOS A prática foi realizada no polo do CEDERJ/VR, na cidade de Volta Redonda – RJ, na data de 03/09/2013. Foram utilizados vídeos para demonstrar a dissecação da corvina. Com o auxílio do bisturi, foi feito um corte superficial ao longo da barriga, iniciando-se logo à frente do ânus e finalizando logo adiante das nadadeiras pélvicas. Com o peixe deitado de lado na bandeja de dissecação fizeram-se cortes, sequentes ao corte feito anteriormente em sua barriga, de modo a remover sua parte lateral. De modo que a espécie foi visualizada externa e internamente. Figura 1 -