Relatório scilab
O Scilab pode ser utilizado como uma espécie de calculadora científica. O Scilab é também uma linguagem de programação interpretada com variáveis de tipo dinâmico. A sintaxe é apropriada para o trabalho com matrizes, cujos elementos podem ser números reais, complexos, sequências de caracteres, polinômios e funções racionais.
2. Uso do Scilab em sala de aula
No dia 12 (doze) do mês de setembro de 2013 (dois mil e treze) no laboratório de informática da Universidade Potiguar – UnP, na cidade de Mossoró Estado do Rio Grande do Norte, aprendeu-se como usar o Scilab no uso de funções, achando a raiz da função. Posteriormente aprendeu-se a usar as funções de forma diferente no mesmo programa, porém desta vez sem o passo 6 onde usava-se if fx==0 then, neste módulo não precisamos usar este passo, pois, não temos esta condição, o nosso objetivo agora não é dizer qual resultado será positivo (verdadeiro) ou não, buscamos um resultado e pronto. Aprendeu-se a fazer o cálculo de área. A função usada em sala foi f(x) = x, com o objetivo de acharmos o cálculo de área desta função. Como forma de aprendizado o nosso professor, nas atribuições de suas atividades docentes, nos propôs a trabalharmos com a mesma, no programa do scilab, fazendo modificações que ajude-nos a compreender melhor este processo.
A função no programa (scilab):
Soma=0
Incremento=1
LimMin=0
LimMax=6 x= LimMin while xlimmin=0 limmin = 0.
-->limmax=5
limmax = 5.
-->x=limmin
x = 0.
-->while x fx=x
--> a=fx*incremento
--> soma=soma+a
--> x=x+incremento
-->end
fx = 0. a = 0. soma = 0. x = 1. fx = 1. a = 1. soma = 1. x = 2. fx = 2. a = 2. soma = 3. x = 3. fx = 3. a = 3. soma = 6. x = 4. fx = 4. a = 4. soma = 10. x = 5.
Neste caso observa-se que não faz o cálculo para x = 5, isso porque