Relatório - RELAÇÃO VOLTAGEM X TEMPERATURA EM TERMOPARES
INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA
LABORATÓRIO 5 - RELAÇÃO VOLTAGEM X TEMPERATURA EM TERMOPARES
RESUMO. A diferença de temperatura entre as extremidades de um termopar gera uma tensão elétrica devido ao chamado efeito de Seebeck. Os objetivos deste trabalho são aprender e expressar uma medida digital; efetuar medidas diretas de voltagem elétrica; aprender a utilizar corretamente o multímetro digital; aprender a fazer gráficos com dados experimentais; determinar a relação VxT para um termopar. O experimento realizado consistiu na medição da tensão de um termopar que tinha uma de suas extremidades em temperatura ambiente (Ta) e a outra imersa em água aquecida. A voltagem foi medida quando a água aquecida atingiu as temperaturas de 80ºC, 75ºC, 70ºC, 65ºC, 60ºC, 55ºC, 50ºC e Ta. Pela análise dos dados obtidos foi percebida a relação entre a temperatura e a voltagem de um termopar e a eficiência desse instrumento na medição precisa de temperaturas.
1. INTRODUÇÃO
Os termopares são comumente utilizados na medição de temperaturas. Constituídos basicamente pela junção de dois fios de metais distintos, geram uma força eletromotriz quando cada uma de suas extremidades são submetidas à temperaturas distintas. Esse fenômeno se deve ao efeito termoelétrico, que é também conhecido como o efeito de Seebeck.
Descoberto pelo físico alemão Johann Seebeck em 1821, esse efeito ocorre porque a extremidade mais aquecida do termopar possui elétrons com maior energia cinética, e esses passam a acumular-se na extremidade de menor temperatura. Pelo movimento dos elétrons surge uma tensão elétrica ao longo de sua superfície. (SOUZA, 2013).
Conhecendo-se a temperatura de uma das extremidades e a tensão elétrica produzida, pode-se obter a temperatura da outra extremidade. Conforme os tipos de metais constituintes do termopar é possível aferir determinados intervalos de temperaturas de acordo com a medição da tensão elétrica gerada.
Por