Calibracao o de Instrumentos Termicos
Faculdade de Engenharia Química – Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica, 2121 –
CEP: 38400-089 - Uberlândia – Minas Gerais MG – Brasil
Telefone: (34) 3239-3429 – Fax: (34) 3239-4188 – Email: mariacarolinafalcomer@gmail.com¹ RESUMO: O objetivo ao realizar a prática “Calibração de Instrumentos Térmicos” foi de calibrar dois termopares do tipo T, um termopar do tipo J, um termômetro de cabo e um banho termostatizado. Para isto, utilizou-se o banho inicialmente a 20oC e, ao atingir esta temperatura, anotou-se as medições de todos os equipamentos a serem calibrados, do termômetro imerso na água, que foi utilizado como termômetro padrão e ainda de um termômetro que indicou a temperatura ambiente. Tal procedimento foi repetido com intervalos de 5oC até a temperatura de 75oC. Com tais aferições, construíram-se curvas de temperatura de cada equipamento versus temperatura padrão a fim de se obter uma linearização das mesmas. Com os coeficientes de correlação quadráticos obtidos, concluiu-se que as aferições foram feitas de forma adequada e que a relação entre as temperaturas dos equipamentos e a temperatura padrão é suficientemente linear.
PALAVRAS-CHAVE: calibração, termopar, termômetro, banho termostatizado
Objetivos: O objetivo principal desta prática é calibrar dois termopares do tipo T, um cujas medidas de temperatura são apresentadas em oC e outro que realiza medições de ddp em mV, um termopar do tipo J, um termômetro de cabo e um banho termostatizado.
Uberlândia, .... de ..... de 2015
Nota: Data de correção: ...../..... /2015
1. INTRODUÇÃO
O primeiro termômetro da história, inventado por Galileu Galilei, era formado por um bulbo e um pescoço fino de vidro. Ele observou que a altura da coluna de água com corante contida no termômetro era diretamente proporcional à temperatura a ser medida. As temperaturas, no entanto, não eram medidas com precisão, mas de maneira indireta, por