Metrologia
De acordo com o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia) calibração, significa: I. A calibração é um conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição, valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
A calibração permite verificar a conformidade de um instrumento com as especificações ou normas aplicáveis, além de estabelecer uma relação entre a indicação do instrumento e o valor verdadeiro da grandeza que ele mede.
Galileu em 1592 foi o primeiro a medir a grandeza termodinâmica de temperatura utilizando um termoscópio de ar, o qual foi o precursor de diversos termômetros.
Em 1640, o Duque Ferdinando II (1610-1670) da Toscana, um dos fundadores da Academia Florentina do Experimento, construiu o primeiro termômetro de álcool, cuja aplicação está voltada para as áreas de medicina, agricultura e meteorologia.
Em 1713, Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), um operário de uma fábrica de vidro, construiu um termômetro a álcool, que logo depois foi substituído por um de mercúrio. Ele também passou a trabalhar com pontos fixos de temperatura: a temperatura de ebulição da água (definido como 212° F) e o ponto de fusão do gelo (32° F), que definem hoje em dia a escala conhecida como escala de Fahrenheit.
Hoje calibração de termômetros é feita com base em temperaturas específicas de certos materiais em determinadas circunstâncias.
Objetivos * Realizar medições de temperatura em termômetros de laboratório; * Demonstrar um método para calibração de termômetros; * Demonstrar forma de aferição dos instrumentos; * Realizar cálculos para correção da temperatura frente a um padrão de referência.
Parte Experimental I. Materiais * Suporte Universal; * Garra; * Termômetro de 0 – 100 ºC; * Termômetro Digital;