Relatório Química geral 2 - Hidrogênio
SUMÁRIO
1. OBJETIVOS 03
2. INTRODUÇÃO 04
3. MATERIAIS UTILIZADOS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 06 3.1 Materiais Utilizados 06 3.2 Procedimento Experimental 07
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 08
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS 13
1. OBJETIVOS
A prática em questão apresenta objetivos baseados no teste da ação de diferentes ácidos sobre os metais. Trata, ainda, da ação das bases sobre metais e, também, da ação de um metal sobre a água.
2. INTRODUÇÃO
As reações de simples troca ou reações de deslocamento são definidas pelas reações químicas onde haja, literalmente, a troca de um átomo ou íon de uma molécula com outro átomo ou substância simples, dando origem a uma nova substância composta e outra substância simples, conforme o exemplo abaixo:
A + BC → B + AC
Neste caso, a substância simples A, troca de lugar com o átomo B e dá origem a substância AC mais a substância simples B, realizando a reação conhecida por deslocamento/simples troca, onde, como regra geral, haverá tanto o lado dos reagentes como o dos produtos, onde sempre deverá contar com um composto molecular ou iônico e uma substância simples (aquelas formadas por átomos de um único elemento químico).
Vale ressaltar que todas as reações de simples troca envolvem transferência de elétrons, isso as classifica como reações de óxi-redução. Entretanto, os compostos envolvidos sofrem a possibilidade de não serem iônicos, uma vez que a diferença de eletronegatividade entre os átomos que estão realizando as ligações pode ser muito pequena para que o caráter iônico seja, efetivamente, observado.
Mesmo com essa peculiaridade, as reações ocorrem e os átomos são capazes de deslocar uns aos outros. Perante a isso, os cientistas, a fim de sanar a necessidade de compreensão desse acontecimento, propuseram a teoria da