Relatório quimica orgânica
A prática do preparo de uma solução, bem como, a medição de seu pH é de fundamental importância em um laboratório químico, tendo em vista que grande parte das reações químicas ocorrem em soluções e faz necessário a medida do pH da solução para conhecer o meio pós-reacional.
Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou moleculares. A substância em maior quantidade em soluções é o solvente. As demais substâncias são chamadas de solutos.
Consegue-se através de uma solução estoque efetuar diversas diluições, como também preparar soluções a partir de solutos sólidos e solutos líquidos.
Introdução
Objetivo
Executar cálculos estequiométricos envolvendo o preparo de soluções, preparar soluções a partir de solutos sólidos e solutos líquidos, realizar diluição de solução a partir de uma solução estoque, conhecer a técnica de preparo e diluição de soluções e aferir o pH das soluções preparadas.
Materiais e Métodos
A fim de preparar as soluções propostas e medir seus respectivos pH’s, foi utilizado para a prática: * Balança de precisão * Balão volumétrico * Pisseta * Pipeta volumétrica * Pera de borracha * Béqueres * pHmetro * NaOH sólido * KCl sólido * Na2CO3 sólido * NH4Cl sólido. * HCl a 0,1 mol/L * CH3COOH a 0,1 mol/L
Primeiramente foi feito o conhecimento do perigo das substâncias a serem utilizadas, com vista a diminuir a possibilidade de acidentes e/ou contaminações. Após conhecidos os riscos do procedimento, passou-se a parte dos cálculos necessários para se preparar cada solução de acordo com o proposto.
No preparo das soluções foram seguidas as seguintes etapas: 1. Cálculo da massa de soluto necessária para realização da solução 2. Transferir a quantidade de soluto medido para um béquer 3. Dissolver em totalidade o soluto, utilizando parte do soluto, inclusive lavando o recipiente usado para medição para aproveitar todo o