Relatório Psicologia Experimental
O presente trabalho tem como objetivo relatar os experimentos realizados no laboratório de psicologia experimental com os quais se objetivou a execução das teorias behavioristas sobre o comportamento operante.
O comportamento operante foi definido pelo psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner como o comportamento que produz mudanças no ambiente e é afetado por elas. Skinner (1994) ressalta que o termo operante refere-se à atuação do comportamento sobre o meio, que irá gerar consequências. A maioria dos comportamentos dos sujeitos se encaixam nesta definição (MOREIRA; MEDEIROS, 2007).
O reforço é a consequência do comportamento que aumenta a probabilidade deste comportamento acontecer novamente. Os experimentos relatados têm o objetivo de verificar se o reforço (água) mantem o comportamento de pressão à barra, como os experimentos realizados por Skinner (MOREIRA; MEDEIROS, 2007).
O condicionamento operante é observado no experimento realizado com o rato na caixa de Skinner. A aprendizagem acontece em função de uma consequência, quando o animal ao pressionar a barra recebe uma gota de água. Enquanto essa situação permanecer ele continuará pressionando a barra. Entretanto quando as consequências produzidas por um comportamento deixam de ocorrer, o comportamento retorna ao nível operante, ou seja, a frequência do comportamento readquire o nível de quando não foi reforçado. Esse processo de suspensão é denominado extinção operante.
2 MÉTODOS
2.1 Sujeito
O sujeito utilizado nos experimentos foi um rato macho albino de linhagem Wistar, da espécie Rattus norvegicus. O sujeito ficava alojado no biotério, onde permanecia com disponibilidade de água e alimento diariamente. O sujeito era privado de água nas 24 horas antes de se iniciar os experimentos.
2.2 Local
Para realização dos experimentos utilizou-se a caixa de Skinner. A caixa possui laterais de alumínio, teto e frente em acrílico transparente, fecho magnético na