Relatório Prática angulos de Ferramentas
Curso de Engenharia Mecânica
RELATÓRIO DE PRÁTICA: ÂNGULOS DE FERRAMENTAS
Belo Horizonte, 20 de Fevereiro de 2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 3
3. Metodologia 3 3.1. Prática Realizada.............................................................................................................4
4. Resultados 5
5. Conclusão 5 Bibliografia....................................................................................................................................5
1. Introdução
Podemos definir a usinagem como uma operação que confere à peça, dando como exemplo a forma, dimensões, acabamento superficial, a partir da remoção de material em forma de cavaco. Para esse processo precisamos analisar alguns fatores, sendo um deles os ângulos de corte da ferramenta. Para cada material de ferramenta ou material de peça existe uma geometria de corte mais apropriada, sendo assim ela influência diretamente em como será formado o cavaco, como será sua saída, a força de corte necessária e o desgaste que ocorrerá na ferramenta após o processo.
2. Objetivos
Através da prática, observar e analisar as diferentes influências que as ferramentas com diversos ângulos de folga, saída e cunha apresentam no processo de usinagem.
3. Metodologia
Ao analisar a influência dos ângulos de corte na usinagem, definimos primeiramente os diferentes ângulos existentes e seus planos de referência:
• Plano de referência: é o plano que, passando pelo ponto de referência, é perpendicular à direção de corte.
• Plano de corte: é o plano que, passando pelo ponto de corte escolhido, é o plano tangente ou que contem a aresta de corte e é perpendicular ao plano de referência.
• Plano ortogonal: é o plano perpendicular ao plano de referência e ao plano de corte.
Fig 01 – Planos de referência entre a ferramenta e a peça
• Ângulo de folga (α): é o ângulo entre a superfície de folga e