etica
ETICA NO SERVIÇO SOCIAL Cidália Fátima da Costa
RA 431082 Emanuela Marcela Andreato
RA 407823
Maria Edineia Barne
RA 406748 Atividades Práticas Supervisionadas
Prof. Me. Maurício Dias
Foz do Iguaçu, 05 de novembro de 2014 – publicação
INTRODUCCION
No cenário atual, onde as desigualdades se destacam, a ética profissional mostrasse como um desafio em nossa vida social. Para essa compreensão, é necessário entender a relevância da ética na sociedade e na vida profissional.
Cada profissão é regulamentada pelo seu código de ética, servindo para normatizar as ações. Isto posto, qual a importância da ética para o profissional do Serviço Social? Dessa forma, este trabalho propõe a reflexão a respeito da questão ética, do entendimento de sua importância e dos fundamentos na formação do profissional. O estudo envolve desde a origem da profissão até os segmentos atuais, apontando para a importância da compreensão da ética na formação profissional.
O caráter ético do serviço social é dado de forma concreta pela atitude profissional que entende-se como predisposição para pensar, sentir, atuar junto ao cliente.
Isso é possível através do processo de formação profissional, que permite que uma pessoa desenvolva a compreensão das situações sociais e dos seres humanos, adquirindo discernimento e discrição que habilitam a influir outras pessoas.
É preciso conhecer para agir com reflexão, sendo responsável pela aplicação dos conhecimentos, além de ser uma pessoa, tendo experiências de vida, é integrado com a realidade e deve saber para onde caminha.
A realização do trabalho justifica-se diante da ideia de que, possuindo um conjunto de valores e convicções, o assistente social, na sua profissão, deve colocar-se por inteiro, conciliando ideias e convicções que determinam a direção de suas ações e a maneira de agir, cumprindo com seus deveres. Dessa maneira, é possível perceber a importância do profissional ser livre de preconceitos que podem influenciar suas