Relatório - pressão atmosférica a baixa pressão
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
WALLACE OLIVEIRA DE JESUS REIS
VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ESTÁTICA - BAIXA PRESSÃO
GOIÂNIA
13 DE MARÇO DE 2013
WALLACE OLIVEIRA DE JESUS REIS
VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ESTÁTICA - BAIXA PRESSÃO
Relatório de aula prática referente ao experimento 4 da disciplina de
Fenômenos de Transporte
Professora: Lucidarce Martins da Matta
GOIÂNIA
13 DE MARÇO DE 2013
INTRODUÇÃO
Manômetros são instrumentos destinados à medida da pressão num ambiente fechado em comparação a uma pressão externa, geralmente atmosférica. Em geral divididos em duas partes principais: o manômetro de líquidos, que utiliza um líquido como meio para se medir pressão, e o manômetro tipo elástico que utiliza a deformação de um elemento elástico como meio para se medir pressão.
Os manômetros de coluna de líquido são aparelhos básicos destinados a medir pressão ou vácuo e servem também como padrões primários, isto é, são utilizados como padrão para calibração de outros aparelhos. Atualmente tais instrumentos podem ser encontrados em diferentes tipos de aplicação industrial que passamos a descrever: * Verificação de Vazamento; * Determinação de Velocidade de Fluxo de Ar; * Medição de Nível de Líquidos Armazenados. Neste trabalho interessa três tipos de manômetros: piezômetro, tubo em U e metálico.
Piezômetro ou Coluna Piezométrica: É o dispositivo mais simples para medir pressões. Consiste na inserção de um tubo transparente na tubulação ou recipiente onde se quer medir a pressão. O líquido subirá na coluna piezométrica a uma altura h, correspondente à pressão interna. Existem basicamente 03 tipos de piezômetros: piezômetro de coluna vertical, de coluna inclinada e de tubo em U (manômetro).
O piezômetro apresenta três defeitos que o tornam de uso limitado:
1) a altura h, para pressões elevadas e para líquidos de baixo peso específico, será muito alta.
2) não se pode medir pressão de gases, pois eles