RELATÓRIO - PREPARO DE SOLUÇÕES NO LABORATÓRIO
CURSO: Biomedicina
ANO: 2015
DISCIPLINA: PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS – 1º PERÍODO NOITE
AULA PRÁTICA 10 – PREPARO DE SOLUÇÕES NO LABORATÓRIO
INTRODUÇÃO:
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. A mistura de duas ou mais substâncias pode resultar em sistemas com aspectos diferentes denominados dispersões. Já a mistura de duas ou mais substâncias que apresentem um aspecto uniforme, denomina-se soluções.
As soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente).
Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas soluções são chamadas soluções aquosas.
OBJETIVOS:
O principal objetivo dessa aula é:
Aprender a preparar soluções em laboratório.
Preparar 500 mL de solução salina (NaCl 0,85%).
Preparo de álcool 70%.
PROCEDIMENTOS:
Os materiais que foram utilizados neste procedimento são: Balão volumétrico 500 mL, balão volumétrico 1.000 mL, funil de vidro, vidro de relógio, balança, proveta de 250 mL, cloreto de sódio (NaCl), água deionizada e álcool absoluto.
1ª PARTE DA AULA – SOLUÇÃO SALINA (NaCl 0,85%):
Antes de começar o procedimento, foi realizado um cálculo para saber qual a quantidade necessária de NaCl para se preparar a solução.
0,85g → 100 mL X → 500 mL
X = 500 * 0,85 / 100 = 4,25g de NaCl
Agora sabemos que para preparar 500 mL de solução salina (NaCl 0,85%) precisaremos de 4,25g de NaCl.
O