Relatório Ponto de Fusão
Instituto de Química
Ponto de Fusão
Pureza de uma substância
Uberlândia-MG
Julho/2013
1. Introdução Ponto de fusão é a temperatura na qual um dado material ou substância funde-se, ou seja, passa do estado sólido para o líquido. Em sólidos cristalinos essa temperatura é praticamente constante desde o início até o fim da medição, podendo se obter, portanto, sua identificação; e ainda para fins de determinar a sua pureza, uma vez que a presença de impurezas faz com o ponto de fusão diminua. O sólido usado neste experimento foi o Ácido Oxálico, ou ácido etanodióico, que é um ácido orgânico, saturado, de cadeia normal e relativamente forte. Usualmente é utilizada sua forma diidratada, que tem como propriedades: Fórmula Molecular: C2H2O4¨¨H2O; Massa Molar: 126,07 g/mol; Densidade: 1,653 g/cm3 e ponto de fusão 101-102 °C. O objetivo desse experimento é determinar o ponto de fusão do Ácido Oxálico.
2. Procedimento
2.1 Materiais Utilizados
Almofariz e pistilo
Termômetro
Capilar
Tubo de vidro aberto em ambas extremidades
Anel de borracha
Glicerina
Tubo de Thiele
Bico de Bunsen
Ácido Oxálico
2.2 Metodologia
Inicialmente triturou-se uma amostra de ácido, colocando-a em seguida no tubo capilar (cerca de 2 mm). Para isso, bateu-se levemente a extremidade aberta do tubo capilar sobre a amostra, inverteu-se o capilar e o deixou cair em um tubo de vidro aberto em ambas as extremidades, repetindo várias vezes.
Em seguida o capilar foi preso ao anel de borracha e este no termômetro e colocado dentro do tubo de Thiele, que já continha o óleo, de modo que a amostra ficasse na altura do bulbo do termômetro.
Logo foi aceso o bico de Bunsen e passado diversas vezes de modo a esquentar o óleo no tubo de Thiele, que consequentemente esquentaria a mostra, Resultados e Discussão:
Com 85ºC o ácido começou a fundir-se, com a temperatura de 105ºC todo o ácido se encontrava em