Relatório ponto de fusão
O objetivo desta aula prática foi determinar o Ponto Fusão inicial e final do ácido benzóico, a fim de estabelecer o grau de pureza do mesmo.
2. Introdução
Entende-se por Ponto de Fusão o exato momento em que determinada substância se modifica passando do seu estado sólido para o estado líquido em condições normais de pressão (Fig1).
Figura 1: Faixa de Ponto de Fusão da Água
As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante e as impuras não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impureza contiver as substâncias. Há casos de misturas, com composição definida, onde os componentes em estado líquido são miscíveis e as fases sólidas consistem de componentes puros, onde o ponto de fusão comporta-se como uma substância pura, ou seja, a temperatura de fusão é constante, sendo então, chamadas de misturas eutéticas.
A determinação do Ponto de Fusão se baseia em um método cuja finalidade é calcular e determinar de forma exata o grau de pureza de um sólido e identificar amostras desconhecidas, uma vez que existem tabelas de pontos de fusão para uma série de substâncias pura.
Existem duas técnicas para se determinar o ponto de fusão: uma tradicional e outra utilizando um aparelho automático.
A técnica tradicional é umas das mais antigas e simples usadas na determinação do ponto de fusão de uma determinada substancia e consiste na utilização de material simples de laboratório: tubo capilar, termômetro, béquer com fluído termostático e uma fonte de calor.
Esta técnica consiste em introduzir o sólido (triturado e seco) do qual se pretende determinar o ponto de fusão no tubo capilar que deve ser aberto numa das extremidades e fechado na outra. O sólido deve atingir cerca de 1 cm de altura dentro do tubo capilar.Depois desta operação é necessário escolher o fluído termostático que depende do ponto de fusão esperado. Água para temperaturas inferiores a 100 º C e glicerina,