Relatório: pirâmide alimentar
COMPONENTES: Sara, Elaine, Carine, Matheus, Leonardo e Diego.
Relatório: PIRÂMIDE ALIMENTAR
Na estrutura de sociedade moldada através dos tempos, e com horário reservado para uma alimentação devida quase inexistente, as pessoas tem se deixado levar sobre o que é mais rápido e prático conforme o que lhes é cabido no curto espaço de tempo que na maioria das vezes lhes é proporcionado.
Com isso, se esquecem de que os alimentos básicos de uma pirâmide alimentar são realmente necessários, os quais lhes são preciso até para aguentar tanto corre-corre.
Fizemos então um resumo dos alimentos que são necessários ao nosso organismo, que estão dentro da pirâmide alimentar e comparamos com a alimentação que os brasileiros tem preferido hoje em dia.
Começando pelo o que devemos comer:
A pirâmide alimentar saudável consiste em basicamente 6 grupos:
G1: Os pães, arroz, cereais e massas.
G2: Legumes e verduras
G3: Frutas
G4: Carnes, ovos e leguminosas
G5: Leite e derivados
G6: Lipídeos (óleos e gorduras)
Todos esses alimentos são indispensáveis para o organismo humano em suas mais diversas funcionalidades, o problema é quando não damos a devida importância aos grupos de base e extrapolamos, achando que só porque faz parte da pirâmide alimentar podemos consumir o quanto quisermos.
Os alimentos de todos os grupos, felizmente fazem parte da vida dos brasileiros no dia-a-dia e com a famosa mistura arroz e feijão de todos os dias, é difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos uma porção diária de carboidratos e proteínas, com todos os benefícios que esses alimentos trazem para o organismo, bem como as massas ou o pãozinho de manhã e as vezes até durante o dia. As frutas também. É realmente difícil encontrar alguém que não goste de nenhuma fruta.
Em questão de prioridade aos três grupos de base, o problema são realmente os cereais, legumes e verduras que são descartados muitas vezes da vida do brasileiro mas que fazem enorme benefício. Apesar