Relatório pilhas
RESUMO 2
INTRODUÇÃO 3 RESISTORES 3
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES 4
1. ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE 4
2. ASSOCIAÇÃO EM PARALELO 5
DESENVOLVIMENTO 6 OBJETIVO 6 MATERIAL UTILIZADO 6 ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES 6 FUNDAMENTOS TEÓRICOS 7
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 8 RESISTORES EM SÉRIE 8 RESISTORES EM PARALELO 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
RESUMO
INTRODUÇÃO
A experiência descrita e discutida a seguir, tem como principal objetivo mostrar o comportamento da corrente, tensão e da resistência elétrica em circuitos em série e em paralelo, permitindo assim a comparação dos resultados obtidos.
RESISTORES
Para funcionar perfeitamente, os circuitos eletrônicos necessitam de correntes e tensão de polarizações adequadas. Por esse motivo, é necessário estudar o componente que possibilitará essa adequação.
O que é resistor?
Resistor é um componente eletrônico que tem a propriedade da resistência elétrica, sendo elementos de circuito que consomem esta energia, convertendo-a integralmente em energia térmica. É o caso, por exemplo, de um fio metálico. À medida que os elétrons passam pelo fio, as colisões entre os elétrons e os átomos do metal, fazem aumentar a agitação térmica dos átomos. Os resistores têm como função atenuar a corrente elétrica. É costume representá-los nos circuitos pelos seguintes símbolos gráficos:
Figura: Circuitos pelos seguintes símbolos. Fonte: Google
ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES
Os resistores podem ser ligados (associados) de vários modos. Os dois mais simples são associação em série e associação em paralelo.
1. ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE
Neste tipo de associação, a mesma corrente atravessa todos os resistores. Podemos calcular o resistor equivalente a uma dada associação em série. Basta lembrarmos que a corrente que atravessa o resistor equivalente, para uma dada ddp entre seus extremos, deve ser a mesma que atravessa toda a