Resumo do Filme Enron
Ken Lay gostava de gente visionária, e Jeff Skilling CEO da companhia era o maioral nisso. Jeff era alguém que sabia como o setor de gás natural deveria ser. A ideia de Jeff foi achar um novo modelo de fornecer energia. Um modelo totalmente inovador, que não estava preso ao método até então praticado.
A Enron adotou o método contábil chamado “marcação a mercado”. A ideia era a alavancagem das receitas. Com isso a Enron se tornou um “Castelo de Cartas” como ficou conhecida. Esse foi o início do processo que levaria a queda da Enron.
Como tudo na vida, uma mentira leva a outra. Depois de enrolados eles criaram outras empresas para disfarçar, onde as dividas da Enron eram transferidas para essas empresas como se fossem empréstimos.
A fraude foi descoberta a partir das perguntas sem respostas. De onde vem as receita da Enron? Como a Enron ganha dinheiro? Na verdade essa não é uma história de números e sim de pessoas. Pessoas que se deixaram levar pelo orgulho, arrogância, intolerância e ganância.
Desrespeitaram os controles contábeis e fiscais, manipulando os balanços financeiros com o auxilio de outras empresas e até mesmo dos bancos, escondendo as dívidas por dois anos consecutivos, além da inflação de lucros artificiais.
Após esse escândalo financeiro foi redigida a lei SOX, com o objetivo de evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança a respeito da governança adequada das empesas. Tudo isso com o objetivo de evitar novas fraudes.